Origem do Bacalhau
O Bacalhau tem sua origem em um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte cuja carne, seca e salgada, é muito apreciada na culinária internacional, há centenas de anos. O peixe se transforma em Bacalhau após passar por um processo de salga e cura, onde é retirada em média 50% da sua umidade. O Bacalhau é pescado no Atlântico Norte e processado em indústrias de vários países. Os maiores produtores são: Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá. O maior exportador de bacalhau para o Brasil é a Noruega.

Existem cinco tipos de peixes salgados e secos no mercado brasileiro, importados da Noruega e de outros países, e recebem a denominação de bacalhau:

Cod - Gadus morhua
Saithe - Pollachius virens
Ling - Molva-molva
Zarbo - Brosme-brosme
Cod/Porto - Gadus macrocephalus

Classificação
Todos os 5 tipos são classificados em 3 categorias:
Imperial - É a melhor classificação. Significa que o bacalhau está bem cortado, bem escovado e bem curado. O Porto Imperial é exemplo do melhor dos melhores.
Universal - Classificação que identifica o bacalhau que apresenta pequenos defeitos, que não chegam a comprometer sua qualidade, visto que o paladar é o mesmo do Imperial.
Popular - É o bacalhau que apresenta manchas e do qual faltam pequenos pedaços, extirpados pelo arpão na hora da pesca.

O bacalhau faz bem à saúde
O Bacalhau é É um alimento muito nutritivo, saboroso, rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, além de ter baixíssimos teores de colesterol e gordura e ser de fácil digestão. É processado sem nenhum aditivo químico e indicado na maioria das dietas. Restrição apenas para pessoas que têm hipertensão: para estas o bacalhau tem que ser dessalgado ao máximo, até ficar praticamente sem sal. O valor nutritivo de 1kg de bacalhau equivale a 3,2 Kg de peixe! Rende mais, podendo alimentar de 6 a 8 pessoas.
O bacalhau é mais nutritivo que o peixe, a carne e o frango e permite inúmeras variações na cozinha do dia-a-dia, com receitas práticas que não deixam a rotina do feijão com arroz acabar com seu prazer de comer.

Conteúdo de Nutrientes por 1 kg de bacalhau salgado e seco:

Proteínas ............... de 365 a 380g
Gordura ............................. 10g
Cálcio .................... de 3,1 a 4,0g
Ferro .............................. 0,16g
Vitamina B2 ...................... 0,23g
Vitamina B12 ..................... 0,04g
Energia/cal ........................ 1600

Fonte: Associação dos Exportadores de Bacalhau da Noruega